Webly: Instalação: apache2.0.x + php4 ou 5 + mysql 4 ou 5 no windows - Webly

Ir para

Regras para postagem

É permitido postar livremente respostas com comentários, testes e avaliações dos scripts. Postagens contendo dúvidas sobre o script, deverão ser postadas no fórum principal de PHP

IMPORTANTE: Todos os tutoriais postados neste fórum irão automaticamente para o portal Webly. Contribua você também e faça parte da equipe de colaboradores que fazem a evolução da web. Obrigado.
  • (2 Páginas)
  • +
  • 1
  • 2

Instalação: apache2.0.x + php4 ou 5 + mysql 4 ou 5 no windows Pequeno tutorial... Avaliar tópico: ***** 2 Votos

#1 Membro offline   nao_sei Ícone

• Equipe iEvolution
  • Ícone
  • Grupo: Membro Amigo
  • Cadastrado: 06-julho 06

Postou 11 julho 2006 - 01:55

Instalador Apache 2.0.59

PHP 4.4.4

PHP 5.2.0 (ZIP)
Collection of PECL modules PHP 5.2.0 (DLL com extensões extras do PHP)

Mysql 4.1.22

MySQL 5.0.27

PHP - Instalação e Configuração:
Primeiramente crie uma pasta na unidade c:\ com o nome bin
Imagem

Descompacte o arquivo PHP zipado que você baixou dentro da pasta bin.
Tome cuidado na hora de descompactar e renomeie a pasta php-4.4.2-Win32 para php e verifique se dentro da pasta php não existe outra php-4.4.1-Win32
Para PHP 5 deve ser feito o mesmo processo: nomeie a pasta php-5.1.4-Win32 para php e verifique se dentro da pasta php não existe outra php-5.1.4-Win32
Imagem

se tiver usando PHP5
descompacte a Collection of PECL modules for PHP 5.1.1 na pasta ext do php

se tiver usando PHP4
Recorte tudo que esta na pasta dll e sapi para raiz do php e depois apague as pastas dll e sapi

agora vamos colocar o path do php no path do windows clique com o botão direito do mouse no "meu computador" e propriedades
clique em avançado e Variáveis de ambiente
em variáveis do sistema clique em nova e
nome da variável: PHP
valor da variável: c:\bin\php e OK

PHP 4:
nome da variável: PHPEXT
valor da variável: c:\bin\php\extensions e OK

PHP 5:
nome da variável: PHPEXT
valor da variável: c:\bin\php\ext e OK
Imagem

Na pasta raiz do php ( c:\bin\php ) renomeie o arquivo php.ini-recomended para php.ini

Abra o arquivo php.ini
Localize a seguinte linha: extension_dir = "./"
Mude para: c:\bin\php\extensions\ se você estiver instalando o PHP4
Mude para: c:\bin\php\ext\ se você estiver instalando o PHP5
Imagem

Localize a seguinte linha: ;extension=php_mbstring.dll e descomente-a (para descomentar basta apagar o ; localizado no inicio da linha)

Descomente também as seguintes linhas:
;extension=php_gd2.dll – habilita as funções de tratamento de imagens
;extension=php_mysql.dll – habilita as funções de conexão e interação com o banco de dados MySQL

Copie as seguintes DLL's que estão localizada na pasta raiz do php (c:\bin\php):
PHP5
php5ts.dll
libmysql.dll
php5apache2.dll

PHP4
php4ts.dll
libmysql.dll
php4apache2.dll

para a pasta c:\windows\system32

Apache - Instalação e configuração

Escolha a opção de instalação custom e indique o caminho para instalação c:/bin/apache2

Crie uma pasta chamada www na unidade c: (c:\www ) Nessa pasta deverão ficar seus scripts php, páginas HTML.

Para iniciar a configuração do Apache vá na pasta c:\bin\apache2\conf e abra o arquivo httpd.conf. Este arquivo contém as configurações do servidor apache.

Localize a linha: DocumentRoot "C:\bin\Apache2\htdocs" e troque para DocumentRoot "C:\www "
Imagem

Localize a linha: <Directory "C:\bin\Apache2\htdocs"> e troque para <Directory "C:\www">
Imagem

Nota: Essa duas mudanças acima indicam a pasta onde o apache vai procurar os arquivos para "exibir".

Localize a linha: DirectoryIndex index.html index.html.var e troque para DirectoryIndex index.html index.php index.html.var
Imagem

Se você precisar mudar a porta do apache só localizar a linha listen 80 e alterar para a porta que você deseja exemplo: listen 8080

Vá até o final do arquivo e cole um dos seguintes trechos:

PHP 5
LoadModule php5_module "c:\bin\php\php5apache2.dll"
AddType application/x-httpd-php .php
AddType application/x-httpd-php-source .phps
PHPIniDir "C:\bin\php"

PHP 4

LoadModule php4_module "c:\bin\php\php4apache2.dll"
AddType application/x-httpd-php .php
AddType application/x-httpd-php-source .phps
PHPIniDir "C:\bin\php"
Imagem

Para usuários de Windows XP
Vá no prompt do DOS dentro da pasta c:\bin\apache2\bin digite:
apache -n "apache2" -k start isso ira instalar o serviço do apache e já startar ele
se aparecer alguma mensagem de erro leia em qual linha é o erro e ache essa linha no http.conf e leia as recomendações do inicio do tutorial
Imagem

Pronto apache instalado e configurado

Para testar o funcionamento do apache e do php dentro da pasta www crie um arquivo com o nome info.php com o seguinte conteúdo:
<?php
 phpinfo();
 ?>

e digite no navegador http://localhost/info.php

MySQL: Instalação e Configuração básica

Descompacte o mysql na c:/bin e renomeie para mysql ficando c:/bin/mysql

crie um arquivo chamado my.ini com esse conteudo:
[mysqld]
 basedir=c:/bin/mysql
 datadir=c:/bin/mysql/data

coloque esse arquivo my.ini dentro pasta windows

pra iniciar o mysql entre no prompt do DOS e entre na pasta do mysql
c:/bin/mysql/bin e digite:
mysqld-nt -install
depois net start mysql , para startar o serviço do mysql
Imagem

OBS: O usuário padrão do mysql é root e não possui senha

Espero que ajude, qualquer dúvida postem aí. :thumbsup:

Edit: Arrumei uns errinhos nas figuras

Este post foi editado por nao_sei: 10 janeiro 2007 - 02:53
Razão por editar: Atualização dos Links

- Não dê o peixe (código), ensine a pescar.
- Leia sempre as regras!
- Dúvidas? Pra isso temos o fórum, MP e MSN não rola.

Eu podia estar matando, eu podia estar roubando, eu podia estar me suicidando, mas não eu estou aqui apenas pedindo uma visitinha no meu Blog: www.bitfrito.com/blog
0

#2 Membro offline   ie! Ícone

• Ícone
  • Grupo: Membros
  • Cadastrado: 13-julho 06

Postou 07 agosto 2006 - 02:41

Oie!!!

Como te falei... eu usei ontem o teu tutorial para usar o php5.
Bom.... após algumas tentativas consegui instalar o php5 e o apache....
Para instalar o php5 tranquilo :clap: , só com o apache eu apanhei um poquinho :golpes: ...dava erro no Server domain, ai lendo o http.conf (como vc mesmo orientou) verifiquei que ele exige um endereço de email...tranquilo....depois deu um erro de porta, que também foi facil resolver seguindo sua instrução.... :lendo:

Essa parte foi...
Ag só falta instalar o mysql e pronto, só não fiz isso pq o download é mto grande e dava erro depois de um tempo.... mas logo resolvo isso...

È isso...depois que eu fizer essa parte do mysql eu volto aqui pra dizer se deu tudo certo.... :bye:

Mas teu tutorial ta muito bom, muito bem explicado...parabéns!!!!!! :worshippy:

Abraço ie...
Pedras que rolam não criam limo.. liberte sua mente... de uma passadinha no meu blog
>> [url="http://chipvivo.ie.br22.net/"]chipVivo[/url]
0

#3 Membro offline   nao_sei Ícone

• Equipe iEvolution
  • Ícone

Postou 07 agosto 2006 - 09:53

Ver postie!, em Aug 7 2006, 02:41 PM, disse:

Oie!!!
Mas teu tutorial ta muito bom, muito bem explicado...parabéns!!!!!! :worshippy:

Abraço ie...

Fico feliz que o tutorial foi aprovado... hehehe
qualquer coisa é só postar... :thumbsup:
- Leia sempre as regras!

Eu podia estar matando, eu podia estar roubando, eu podia estar me suicidando, mas não eu estou aqui apenas pedindo uma visitinha no meu Blog: www.bitfrito.com/blog
0

#4 Membro offline   JMSC Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 04-janeiro 07

Postou 04 janeiro 2007 - 01:12

Solicito uma pequena ajuda. Instalei o PHP e Apache conforme orientação desse forum. O apache não reconhece o DocumentRoot "C:\wwww". Retornei ao que era e tudo bem.
Fiz a instalação do PHP conforme orientação. No monitor do Apache já parece a versão do apache e a do PHP indicando que o servidor reconheceu a instalação do PHP. Entretanto não consigo carregar nenhuma página do php pois o navegador não dá nenhuma mensagem ficando totalmente em branco. É possível algum tipo de ajuda para que funcione?

João Manoel
0

#5 Membro offline   Zé'S Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 09-janeiro 07
  • Interesses:Aprender o que não sei!!<br />resumindo..tudo!!<br /><br />xD

Postou 09 janeiro 2007 - 07:05

:clapping: Aeeee muito bomm :clapping:

agora vou ver se conssigu fazer :rindo:
0

#6 Membro offline   Zé'S Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 09-janeiro 07
  • Interesses:Aprender o que não sei!!<br />resumindo..tudo!!<br /><br />xD

Postou 09 janeiro 2007 - 08:49

aee..

tem como trokar esses links??

aki tem uns q nau ta funcionando..

se algum d vcs da moderação poder trokar eu agradeço..

vlws...

flw.. :joia:
0

#7 Membro offline   nao_sei Ícone

• Equipe iEvolution
  • Ícone

Postou 10 janeiro 2007 - 02:58

Ver postJMSC, em 04/01/2007 - 14:12, disse:

Solicito uma pequena ajuda. Instalei o PHP e Apache conforme orientação desse forum. O apache não reconhece o DocumentRoot "C:\wwww". Retornei ao que era e tudo bem.
Fiz a instalação do PHP conforme orientação. No monitor do Apache já parece a versão do apache e a do PHP indicando que o servidor reconheceu a instalação do PHP. Entretanto não consigo carregar nenhuma página do php pois o navegador não dá nenhuma mensagem ficando totalmente em branco. É possível algum tipo de ajuda para que funcione?

João Manoel

Ae JMSC,
vc criou corretamente a pasta www na raiz?? pois se vc não a tiver criado antes da instalação do o apache interpreta isso como um erro...

sobre não carregar, crie um página com exatamente esse conteúdo e veja o que ocorre:
<?php
phpinfo();
?>

Ver postZé, em 09/01/2007 - 21:49, disse:

aee..

tem como trokar esses links??

aki tem uns q nau ta funcionando..

se algum d vcs da moderação poder trokar eu agradeço..

vlws...

flw.. :joia:
Atualizados Zé's :thumbsup:
- Leia sempre as regras!

0

#8 Membro offline   RafaPHP Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 20-janeiro 07

Postou 20 janeiro 2007 - 11:49

Olá a todos. Procedi como o tutorial para instalar o apache e o php4. Ao final da instalação digitei o localhost e ele mostra o conteudo da pasta www. Fui em ferramentas administrativas - servicos e vi o apache rodando junto com o php, entretanto qdo tento rodar arquivos php aparece a mensagem de arquivo nao encontrado. Além disso os arquivos .php, quando digito localhost no navegador aparecem com uma extensão .txt. Se alguém puder me ajudar, agradeço. Um abraço a todos.
0

#9 Membro offline   eliane0 Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 02-abril 07

Postou 03 abril 2007 - 03:10

Ver postRafaPHP, em 20/01/2007 - 23:49, disse:

Olá a todos. Procedi como o tutorial para instalar o apache e o php4. Ao final da instalação digitei o localhost e ele mostra o conteudo da pasta www. Fui em ferramentas administrativas - servicos e vi o apache rodando junto com o php, entretanto qdo tento rodar arquivos php aparece a mensagem de arquivo nao encontrado. Além disso os arquivos .php, quando digito localhost no navegador aparecem com uma extensão .txt. Se alguém puder me ajudar, agradeço. Um abraço a todos.

Galera Minha ultima esperança é voces, sou novata em php claro, e depois de várias tentativas frustradas, inclusive segui este tutorial que seria impossível dar alguma coisa errada, mas deu... :( - deixa pra lá.
Enfim consegui instalar o vertrigo. Mas agora ele pede uma senha se não me engano é do Windows e não tem nada a ver com php, mas não me deixa usá-lo.
Ele pede o e-mail do hotmail, mas não aceita senha nenhuma. Como eu cancelo isto?
O computador é meu, unica usuária.
Obrigada
0

#10 Membro offline   Rafael Moura Ícone

• Follow me - twitter.com/rhmoura
  • Ícone
  • Grupo: Moderadores
  • Cadastrado: 17-julho 06
  • Interesses:Programação Web, principalmente se for PHP, C#, CSS, JQuery...

Postou 03 abril 2007 - 04:11

Ver posteliane0, em 03/04/2007 - 14:10, disse:

Ver postRafaPHP, em 20/01/2007 - 23:49, disse:

Galera Minha ultima esperança é voces, sou novata em php claro, e depois de várias tentativas frustradas, inclusive segui este tutorial que seria impossível dar alguma coisa errada, mas deu... :( - deixa pra lá.
Enfim consegui instalar o vertrigo. Mas agora ele pede uma senha se não me engano é do Windows e não tem nada a ver com php, mas não me deixa usá-lo.
Ele pede o e-mail do hotmail, mas não aceita senha nenhuma. Como eu cancelo isto?
O computador é meu, unica usuária.
Obrigada

Qual é mensagem que da? Posta aqui pra gente... Qualquer coisa post um printscreen q tb ajuda. :thumbsup:
Poste seu tutorial aqui no Webly e ganhe uma graninha no seu próprio adsense :)
http://forum.webly.com.br/index.php?showtopic=16220
O iEvolution agora é Webly a "Internet + Humana"
http://www.webly.com.br/
Não respondo dúvidas por MP. O fórum ta aqui pra isso...
"Todas as coisas, portanto, que quereis que os homens vos façam, vós também tendes de fazer do mesmo modo a eles."
0

#11 Membro offline   eliane0 Ícone

• Ícone

Postou 08 abril 2007 - 02:27

Olha o tuto esta perfeito, impressionante como eu consegui não instalar. Deixa pra lá
Coloquei o vertrigo como disse anteriormente e ele me dá o seguinte erro no mysql

o erro de meu mysql é o seguinte no prompt.
c:\arquivos de programas\vertrigoserv\mysql\bin>mysql.exe

ERROR 1045 <28000>: access denied for user 'ODBC' @' localhost (using password:no)

Alguem pode me ajudar? :wacko:
Se não me engano foi o mesmo erro que deu quando segui o tuto.
e o phpadmin do vertrigo tb pede um senha mas se conseguirem me ajudar um de cada vez,
Valeu mesmo.
0

#12 Membro offline   Rafael Moura Ícone

• Ícone

Postou 09 abril 2007 - 09:25

Eliane o problema ai é de permissão no MySQL... Vc deve verificar se este usuario ODBC existe e qual é a senha dele... Senão vc deverá tentar logar no BD com o user root e verificar qual é a senha dele...
"Todas as coisas, portanto, que quereis que os homens vos façam, vós também tendes de fazer do mesmo modo a eles."
0

#13 Membro offline   eliane0 Ícone

• Ícone

Postou 09 abril 2007 - 01:34

Ver postRafael Moura, em 09/04/2007 - 09:25, disse:

Eliane o problema ai é de permissão no MySQL... Vc deve verificar se este usuario ODBC existe e qual é a senha dele... Senão vc deverá tentar logar no BD com o user root e verificar qual é a senha dele...

Rafael, Obrigada pela atenção :joia: vou tentar.
0

#14 Membro offline   fernandagigabyte Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 12-abril 07

Postou 18 abril 2007 - 11:36

olá procedi com a instaçáo cfe este tutotrial, porém no novagador apareceo conteúdo do php.ini - entrei no conf e localizei shor_open_tag mas ela já estava on.

Fernanda
0

#15 Membro offline   Rafael Moura Ícone

• Ícone

Postou 18 abril 2007 - 12:09

Ver postfernandagigabyte, em 18/04/2007 - 10:36, disse:

olá procedi com a instaçáo cfe este tutotrial, porém no novagador apareceo conteúdo do php.ini - entrei no conf e localizei shor_open_tag mas ela já estava on.

Fernanda

Olá Fernanda,

seguinte, num entendi.. Como assim apareceu o conteudo do php.ini? Vc seguiu o passo-a-passo demonstrando no tutorial? Apareceu uma tela como a abaixo pra vc?

Imagem

0

• (2 Páginas)
  • +
  • 1
  • 2

Resposta rápida

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)