Webly: [swing] Primeiros Passos - Webly

Ir para

Regras para postagem

É permitido postar livremente respostas com comentários, testes e avaliações dos scripts. Postagens contendo dúvidas sobre o script, deverão ser postadas no fórum principal de JSP.

IMPORTANTE: Todos os tutoriais postados neste fórum irão automaticamente para o portal Webly. Contribua você também e faça parte da equipe de colaboradores que fazem a evolução da web. Obrigado.
Página 1 de 1

[swing] Primeiros Passos Passo 1 Avaliar tópico: -----

#1 Membro offline   Daniel Vidal Ícone

• webly@workaholic.to.nessa
  • Ícone
  • Grupo: Administradores
  • Cadastrado: 27-outubro 06

Postou 21 novembro 2007 - 10:31

Bom galera, nada como partilhar o conhecimento com outras pessoas que estão precisando, neh?

Pois bem, a partir desse tópico, vou começar uma sequência de passo-a-passo sobre criar uma aplicação utilizando a biblioteca gráfica nativa do Java chamada Swing.

Aqui onde trabalho terei que desenvolver uma aplicação em Swing que fará a leitura de objetos que passarão por um leitor de código de barra.
Quero deixar bem claro que nunca, isso mesmo, NUNCA fiz aplicação alguma em Swing, apenas em Java Server Faces, que é com o que trabalho..
:)

Enfim...
Vou fazer dessa sequência uma experiência legal de compartilhamento de conhecimento.
Quero deixar bem claro que não terei prazos para terminar, afinal, também estou aprendendo.
ok?

Mãos à obra!!!
---------------------------------------------------------

Primeiramente irei criar um frame que será minha janela principal, ou seja, nela colocarei os menus da minha aplicação.
Para a criação dessa primeira interface, utilizarei o seguinte padrão:

- A classe MenuFrame será a minha janela principal;
Nela haverá todos os métodos relacionados à ela.
importante: classe não executável!

- A classe Main será o executável da minha aplicação;
Nela indicarei como minha janela será inicializada.

---------------------------------------------------------

Na classe MenuFrame, a primeira coisa a se fazer, é indicar que ela é filha da classe nativa do Java chamada JFrame (extends JFrame).
Com isso ela herdará as características dessa classe.

As característica iniciais da minha janela, serão descritas no construtor dessa classe.

A primeira coisa que fiz, foi definir o Título da minha janela, logo depois o seu tamanho.

public class MenuFrame extends JFrame {

public MenuFrame() {

super("Título da minha janela"); // Título da janela principal
		setSize(800, 600); // Tamanho inicial da janela principal
	}
}

Logo após definir o básico do básico da minha janela, criei a classe Main com o método main.
Estanciei minha classe MenuFrame e setei algumas características básicas como a visibilidade verdadeira...

public class Main {

public static void main(String[] args) {

MenuFrame frame = new MenuFrame();	  
		frame.setVisible(true);
		frame.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
	}

}

Por enquanto é só pessoal...
Disso ai em cima Já sai uma janela pronta pra ser trabalhada!
:thumbsup:
===== Não sei de nada, mas sou cheio de ideias =====
0

Página 1 de 1

Resposta rápida

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)