Webly: Acesso Remoto Através Do Vnc - Webly

Ir para

Página 1 de 1

Acesso Remoto Através Do Vnc Avaliar tópico: -----

#1 Membro offline   Daniel Caliope Ícone

• www.twitter.com/dcaliope
  • Ícone
  • Grupo: Administradores
  • Cadastrado: 17-julho 06
  • Interesses:Web, Tecnologia e Gadgets.

Postou 15 setembro 2008 - 09:18

Apesar de simples, muitos usuários nos perguntam como instalar e utilizar o VNC.
Faremos então uma demonstração desse sistema gratuito e simples, mas de grande utilidade que é o VNC
(Virtual Network Computing).

A grande vantagem do VNC sobre os outros recursos de acesso remoto é que além de ser totalmente gratuito ele funciona em windows, linus, MacOS e até mesmo em handhelds usando Windows Ce, desde que usado em redes TCP/IP.

A desvantagem do VNC é que ele precisa ser instalado nas duas máquinas que irão se comunicar. A máquina que será controlada deverá ser instalado o módulo "Server" do VNC e na máquina que irá controlar basta instalar o módulo "Viwer". Os dois módulos podem ser instalados juntos na mesma máquina e usados simultâneamente. Por exemplo: Você acessa uma máquina remotamente, e, a aprtir dessa máquina acessar uma outra. Parece estranho, mas isso é comum para acessar pela inernet uma máquina que está numa LAN mas ela própria não tem interface direta com a internet, (IP válido). Ou seja, é necessário acessar alguma outra estação dessa LAN e a partir daí acessar a máquina desejada. Obviamente podem existir outros meios para tal, como por exemplo mapear através do proxy a porta da estação.

A versão do VNC chamada ultraVNC possui alguns recursos a mais sobre a versão anteriores, como a possibilidade de ser inicializado como um serviço do Windows, transferência de arquivos, compressão de vídeo e outros. Como esta última é uma versão melhoreda e também gratuita, vamos portanto nos basear nela nesse tutorial.

Instalação

Baixe aqui a versão 1.01 do UltraVNC.
Ao executar o "setup", aparecerá a tela para que seja escolhida a linguagem.

Imagem

Clique em "Next" na tela de apresentação:

Imagem

Leia e aceite os termos para a instalação do software para prosseguir:

Imagem

Clique em "Next" novamente:

Imagem

Selecione o diretório onde será instalado o UltraVNC:

Imagem

Selecione os módulos e componentes a serem instalados. Lembrando que você poderá instalar apenas o módulo Viewer para acessar uma outra máquina ou o módulo "Server" para ser acessado remotamente.

Imagem

Selecione a descrição que irá ficar no menu iniciar do seu sistema operacional:

Imagem

Selecione os recursos adicionais que desejar.
Para a instalação básica do ultraVNC não é necessário escolher nenhum recurso adicional.

Imagem

Caso você tenha optado pela instalação básica, bastará agora clicar em "Next" nas telas seguintes e em "Finish" na última tela desse processo de instalação.

Imagem

Configuração

Para iniciar o uso do ultraVNC, procure no menu iniciar por "UltraVNC" ou o outro nome que você tenha escolhido durante a instalçao.

Escolha o módulo desejado, "Viewer" para acessar outra estação ou "Server" para que a sua estação seja acessada.
Caso tenha optado por "Viewer" aparecerá a seguinte tela, para que você digite o IP da máquina que deseja acessar que está utilizando o módulo "Server". Caso a máquina seja encontrada, aparecerá outra tela em seguida pedindo a senha que foi colocada no módulo "Server" do VNC que está na outra ponta.

Imagem

Caso tenha optado pelo módulo "Server" aparecerá a seguinte tela onde, você deverá criar uma senha para que a máquina remota apenas consigar acessá-lo caso possua a mesma senha. Portanto, nada de senhas como seu nome, nome da empresa etc, pois a segurança da sua estação depende disso.

Imagem

Existem muitos outros recursos do UltraVNC que você poderá explorar aos poucos. Muitos dependem da sua infra-estrutura outros dependem apenas do seu gosto pessoal.

Atenção, caso você utilize algum firewall, é necessário que a porta TCP5900 esteja livre ou TCP5800 para acesso via java applet. Atualmente, além do "Terminal Services da Microsoft", você também pode encontrar o "Atelier Web Remote Commander" para acesso remoto. Este último, não é necessária a instalaçao de nenhum plugin ou versão client na máquina remota, porém é pago e funciona apenas em plataforma Windows. Em ambientes corporativos, pode ser uma boa opção pela sua praticidade.

Autor: Alexandre Batista Domingues

Fonte: http://www.projetode...utorial_vnc.php

########### WEBLY ###########

» Engles eu não cei, mas porrtuguez eu çou fera.

Processador Phenom X4 9550 Quadcore (4 núcleos reais)
8 GB Memória RAM
1 TB HD Sata II
Mobo Asus M3A - Deluxe
Placa de Vídeo ATI HD 4870 512MB
0

#2 Membro offline   Ruy Moliani Ícone

• Ícone
  • Grupo: Membros
  • Cadastrado: 26-maio 07

Postou 15 setembro 2008 - 10:00

Daniel..
Muito bom o tuto...

Apenas uma informação de quem mexe com isso diariamente para dar suporte.

O VNC é muito vuneravel, pois ele deixa uma porta aberta em seu PC e que fica responsavel por essa porta é um sistema bem simples que costuma dar muito problema, falo isso por experiencia propria...

Ja vi diversas vezes pessoas terem sua privacidade invadida por esse programa.

nao recomendo muito o VNC para acesso remoto externo, apenas interno, onde você pode ter uma politica de segurança por tras.

recomendo Remote Desktop no caso de servidores e o Team Viewer para clients.

O Team Viewer tem diversas vantagens, utiliza protocolo Http para conexao, tem um nivel de segurança maior e nao precisa ser instalado no client para dar acesso remoto.

Nao tenho um tuto na mao, mas posso criar um caso necessario.

Segue o link do site do Team Viewer.

http://www.teamviewer.com/

Abraços!
0

#3 Membro offline   Daniel Caliope Ícone

• www.twitter.com/dcaliope
  • Ícone
  • Grupo: Administradores
  • Cadastrado: 17-julho 06
  • Interesses:Web, Tecnologia e Gadgets.

Postou 15 setembro 2008 - 10:02

Legal Ruy....

Um tuto sobre essa ferramenta seria mto bem vindo! :ohok:

Aqui na rede da empresa onde eu trabalho usamos o VNC, porem é como vc disse, só para acesso interno, nossa rede não permite conexão externa.
########### WEBLY ###########

» Engles eu não cei, mas porrtuguez eu çou fera.

Processador Phenom X4 9550 Quadcore (4 núcleos reais)
8 GB Memória RAM
1 TB HD Sata II
Mobo Asus M3A - Deluxe
Placa de Vídeo ATI HD 4870 512MB
0

#4 Membro offline   Ruy Moliani Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 26-maio 07

Postou 15 setembro 2008 - 11:06

Vou preparar um e posto aqui Daniel...
0

#5 Membro offline   Ivan Ícone

• Programador C#, .NET, Java
  • Ícone
  • Grupo: Moderadores
  • Cadastrado: 01-agosto 06
  • Interesses:Programação, Web, Ajax, C#, Java, WebControls

Postou 15 setembro 2008 - 11:15

Daniel, tem um problema tb em usar VNC, alguns modensADSL tem que abrir portas no modem para que ele funcione. Agora o esquema do team é legal q usa porta 80 mesmo.. sem necessidade de config no modem.

Mas ta valendo o tuto, ja usei muito esse VNC,a gora so uso TEAM
Se a resposta foi útil, marque para que os outros saibam a solução
Portifólio - http://www.faqsite.com.br
Blog (Spaces) - http://jivanteles.spaces.live.com
0

#6 Membro offline   MMarcelo Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 16-setembro 08

Postou 16 setembro 2008 - 08:30

Ver postIvan, em 15/09/2008 - 11:15, disse:

Daniel, tem um problema tb em usar VNC, alguns modensADSL tem que abrir portas no modem para que ele funcione. Agora o esquema do team é legal q usa porta 80 mesmo.. sem necessidade de config no modem.

Mas ta valendo o tuto, ja usei muito esse VNC,a gora so uso TEAM

Bom dia, uso o VNC e tambem Teamviewer, so que o teamviewer e free para uso não comercial e usei varias vezes e acontece que de tempo em tempo nao sei se pq uso muito ele começa a limitar em 4 minutos o uso e perde a conexao e so volta depois de alguns minutos.

Sobre o vnc tambem uso so que não precisa ser instalado no cliente e nem direcionar portas vc cria um vnc personalisado http://www.uvnc.com/...ingleclick.html e com isso o cliente so baixa o executavel é sua maquina quem fica escutando quando o cliente executar o vnc ele escolhe o operador e pronto sua maquina recebe o pedido de conexao e pronto vc ta no cliente, e com isso não precisa instalar nada e o cliente tem a segurança de somente executar programa quando ele precisar.

Abraço

Marcelo
0

#7 Membro offline   NightSpy Ícone

• Sigam-me os bons!
  • Ícone
  • Grupo: Coordenadores
  • Cadastrado: 18-julho 06
  • Interesses:Tecnologia, Design, Carros, Jogos, Conhecimento em geral

Postou 16 setembro 2008 - 09:06

Caso use roteador, precisa configurar ele tb, para liberar as portas que o vnc usa e para redirecionar para o ip correto de sua rede interna. :thumbsup:
Webly - Onde o aprender não é com professores e sim com amigos....
-------------------------|~|----------------------
Chaves - "Voce me chutou!"
Chiquinha - "Sim."
Chaves - "E na minha presença!?"
"Só me enganei uma vez: quando acreditei estar enganado!" (Professor Girafales)
-------------------------|~|----------------------
0

Página 1 de 1

Resposta rápida

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)