Webly: Photoshop Básico - O Que São Camadas - Webly

Ir para

IMPORTANTE: Todos os tutoriais postados neste fórum irão automaticamente para o portal Webly. Contribua você também e faça parte da equipe de colaboradores que fazem a evolução da web. Obrigado.
Página 1 de 1

Photoshop Básico - O Que São Camadas Para quem tá iniciando no mundo do Photoshop Avaliar tópico: -----

#1 Membro offline   canha Ícone

• Ícone
  • Grupo: Membros
  • Cadastrado: 11-julho 07

Postou 06 abril 2009 - 09:06

Artigo super interessante que encontrei no blog Dicas de Fotografia. Ele explica um pouco sobre o que são e pra que servem as camadas. Vale a leitura para quem ainda não aprendeu ;)

Uma das coisas mais importantes do Photoshop é o seu suporte a camadas. Isso torna o trabalho com fotos e outras imagens fácil, prático e editável. As camadas são muito fáceis de entender.

Início

O controle das camadas é feito pela Palheta "Camadas" ou "Layers". Se você não vê essa palheta vá em Window > Layers e ela aparecerá.

(imagem não linkada a pedidos da autora - confira aqui)

Como você pode ver na imagem acima as camadas podem ser sobrepostas. As de baixo ficam atrás das de cima. Assim você pode editar o conteúdo de cada camada separadamente e movê-las indenpedentemente também.

No exemplo acima temos uma camada totalmente branca (você pode ver pela miniatura ao lado do nome da camada como ela é, neste caso, é toda branca). Em cima dela temos uma camada totalmente preta. Como ela está acima da camada branca é ela que aparece.

Depois vemos uma camada vazia. Tudo que é "vazio" no Photoshop é representado por esse quadriculado cinza.

Depois temos uma camada com um quadrado vermelho. Acima dela temos um quadrado amarelo. Como consequência o amarelo fica na frente do vermelho, quando vemos o resultado final.

Visualização

Todas elas têm um "olho" ao lado esquerdo. Ele serve para você "esconder" a camada provisoriamente. Se existe o olhinho ali quer dizer que você está vendo a camada no resultado final. Se você clica nele o olhinho some. Isso significa que a camada ainda existe, mas você não está vendo ela no resultado final.

Veja na imagem acima: o quadrado amarelo está sem o olhinho (é só clicar em cima e ele desaparece). Por isso não conseguimos ver esse quadrado na imagem. Se quisermos vê-lo novamente é só clicar no quadradinho vazio onde estava o olho.
Nome da camada

O nome da camada é muito importante para nos organizarmos entre várias camadas. Conforme criamos novas camadas o Photoshop nomeia elas automaticamente como "Layer 1″, "Layer 2″, "Layer 3″ e assim por diante.

Como isso não diz nada sobre as camadas o melhor a fazer é renomear cada uma com algo que diga o que elas são. Para fazer isso clique duas vezes exatamente em cima do nome atual. Agora é só substituir e pressionar Enter.

O artigo continua mais detalhado no blog, então quem quiser saber mais sugiro a lida. No mais, acho que o artigo ficou bem interessante.
DigitalPaperWeb.com.br - Blog de design gráfico
Aqui tem conteúdo!
0

#2 Membro offline   Olhos Espanhois Ícone

• Come do Dark Side... We have a cookies!
  • Ícone
  • Grupo: Moderadores
  • Cadastrado: 21-novembro 07
  • Interesses:Design e web Fora bar, sinuca e muito Rock

Postou 06 abril 2009 - 09:53

Legal Canha voltando e cheio de dicas
"Eu sou o melhor no que faço, E o que faço não é bom." - Logan Caolho

Olhos Espanhois Design
[url="http://www.olhosespanhoisdesign.com"]http://www.olhosespanhoisdesign.com[/url]
Olhos Espanhois Design Blog
[url="http://www.olhosespanhoisdesign.com/blog"]http://www.olhosespa...design.com/blog[/url]

[b]
Grupo de Apoio ao Viciado em Webly (GAVW)[/b]
[url="http://img181.imageshack.us/img181/8575/logojd7.jpg"]
[/url]
0

#3 Membro offline   MahDesign Ícone

• Miss Fake!
  • Ícone
  • Grupo: Moderadores
  • Cadastrado: 28-março 08

Postou 06 abril 2009 - 05:13

Oba! Legal! ;)
:

www.mahdesign.com.br

Inteligência é Afrodisíaco!

:
0

#4 Membro offline   NightSpy Ícone

• Sigam-me os bons!
  • Ícone
  • Grupo: Coordenadores
  • Cadastrado: 18-julho 06
  • Interesses:Tecnologia, Design, Carros, Jogos, Conhecimento em geral

Postou 13 abril 2009 - 09:38

Boa canha..vejo layers como o essêncial do Photoshop, alguem aqui consegue pensar nele sem os layers??!!! hehehehe

Já abri PDF´s profissionais com dezenas de layers...relamente são usados demais, e todos agrupados, eu mero amador, uso no máximo 15 e olhe lá. :thumbsup:
Webly - Onde o aprender não é com professores e sim com amigos....
-------------------------|~|----------------------
Chaves - "Voce me chutou!"
Chiquinha - "Sim."
Chaves - "E na minha presença!?"
"Só me enganei uma vez: quando acreditei estar enganado!" (Professor Girafales)
-------------------------|~|----------------------
0

#5 Membro offline   AdrianoRJ Ícone

• Ícone
  • Grupo: Membro Amigo
  • Cadastrado: 29-junho 07

Postou 14 abril 2009 - 12:43

Realmente...
Nós as vezes nos preocupamos tanto com as coisas mais avançadas e esquecemos de explicar melhor o básico.

Ótimo tuto, está de parabéns....
:thumbsup:

Irwin acabe de salvar Mandy, então o Billy pergunta:
-Como e que o Irwin ficou assim tão legal?
Puro Osso: -É que o amor faz as pessoas fazerem coisas idiotas.
Billy: - Eu amo tudo!
Puro Osso: -Isso explica muita coisa....
---------
Filosofia de Billy:
"...podemos escolher amigos ... e tirar melecas ... mas não podemos tirar melecas do amigo, você tem que deixar eles serem quem são ... e tirarem sozinhos..."
0

Página 1 de 1

Resposta rápida

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)