Webly: Por quê toda empresa tem uma MARCA? Profissional? - Webly

Ir para

Página 1 de 1

Por quê toda empresa tem uma MARCA? Profissional? Avaliar tópico: -----

#1 Membro offline   Eduardo Dammroze Ícone

• Ícone
  • Grupo: Membros
  • Cadastrado: 11-dezembro 06
  • Interesses:Marketing <br />Design Gráfico<br />Publicidade e Propaganda

Postou 02 março 2007 - 10:08

1. Por quê toda empresa tem uma marca?
A marca serve para você, através de um símbolo gráfico, diferenciar sua empresa de seus concorrentes, e facilitar a localização, a distinção e o processo de reconhecimento de seus produtos e serviços.
Como exemplo, citemos computadores:
Você pode comprar um computador montado, com uma marca definida ou montar um computador.
Se você opta por comprar um computador, vai analisar qual a melhor MARCA, isto é, dentro de suas necessidades, desejos e expectativas, qual Marca suprirá com melhor qualidade e melhor custo-benefício sua demanda.
Diversas são as marcas de computadores. O LOGO/Marca da empresa o auxiliará a resolver o que comprar, baseado na credibilidade e na publicidade (divulgação / comunicação das principais características, posicionamento, qualidades e serviços).

Ao montar um computador, você escolhe pelo processador A, B ou C (marcas). Você escolhe pela placa-mãe D, E ou F (marcas).
O seu computador montado poderá não ter uma marca própria, mas você certamente saberá a diferença de qualidade entre as marcas das peças que compõe seu computador.
Cada MARCA tem uma característica. Cada marca tem um valor agregado e um aspecto que fez você optar entre o X e o Y.

2. Resumindo, o que é uma marca?
MARCA é o conjunto SONORO (nome) e Visual (Gráfico) que permitem ao consumidor saber o que está comprando, de quem está comprando e porquê está comprando.

3. Qual a diferença entre uma marca PROFISSIONAL e uma marca Não Profissional?
Entende-se que toda marca será usa por um profissional, seja ele por uma indústria, um prestador de serviços, etc.

Não existe, propriamente dito, marca profissional e não profissional. Quando você solicita a sua agência de propaganda ou estúdio de design uma marca, você não deverá falar: preciso de uma marca / logotipo / logomarca BEM SIMPLES.

Esta logomarca simples ou não, ideal ou não, poderão ser uma das chaves para o sucesso ou não de sua empresa / evento / produto ou serviço.

A construção final da marca poderá ser simples, mas a marca deve ser estudada, conceituada e produzida de forma a transmitir ao seus público-alvo, as principais diferenças conceituais entre a sua empresa e de seus concorrentes. Nem sempre esta escolha entre uma empresa A ou B são tão simples.
Certamente envolve análise de credibilidade, de qualidade, de serviços, de atendimento, de suporte técnico, etc.
Sua marca tem a função de auxiliar sua empresa a transmitir ao mercado-alvo quem você realmente é, quais as tuas intenções e o que você faz.
Então, toda marca é e deve ser PROFISSIONAL.

O que mudam são os processos e a qualidade do profissional! Estes certamente MUDARÃO o Resultado Final.
Você pode optar por escolher um profissional que "ESTUDA" quais as principais características da sua empresa, analisa a concorrência, desenvolve um conceitual OU um profissional que simplesmente senta-se ao computador e desenha uma marca em 5 minutos, sem Projetar a conceituação e a simbologia ideais para te diferenciar no mercado.

4. Você consegue perceber a diferença entre uma MARCA e OUTRA?
Seu cliente / consumidor distingue o profissionalismo e as qualidades de seus produtos / serviços através do símbolo gráfico.
Conscientemente ou Inconscientemente, ele vê a diferença entre uma criação bem feita ou mal feita, e no final das contas, ele atribuirá um CONCEITO sobre quem é sua empresa e o que ela poderá fazer para auxiliá-lo.

5. Quanto custa uma marca?
A marca custa aproximadamente o TEMPO e o PROCESSO de desenvolvimento (metodologia).
Quanto custa analisar concorrência, entender todos os processos que cercam sua empresa, sua produção, todas as etapas de distribuição, comunicação, comportamento do consumidor, tendências de mercado, exclusão de modismos, etc?
Pode-se fazer uma marca por R$ 100,00; R$ 1000,00 ou R$ 10.000,00.
A diferença estará na prática adotada por seu publicitário, designer ou arte-finalista.

Cabe a você apresentar sua empresa, produtos e serviços adequadamente ou não.
A diferença, é você quem decide!

Eduardo Martinez Dammroze
Flecha Brasil Propaganda e Marketing
www.flechabrasil.com.br
eduardo@flechabrasil.com.br
msn: eduardomd1234@hotmail.com
Eduardo Dammroze. FlechaBrasil. www.flechabrasil.com.br. (11) 4025-5158
0

#2 Membro offline   shumi Ícone

• Shumi
  • Grupo: Banidos
  • Cadastrado: 05-julho 06
  • Interesses:TI em geral, publicidade e propaganda e crescimento

Postou 02 março 2007 - 10:19

Pow cara muito bom!
Essa área está mesmo precisando de atenção e de bons tutoriais/artigos!
Show de bola!

PS: coloca as suas informações pessoais na sua assinatura, assim todo os seus post já vai com ela!

Abraços
VALEU A TODOS!!!
0

#3 Membro offline   NightSpy Ícone

• Sigam-me os bons!
  • Ícone
  • Grupo: Coordenadores
  • Cadastrado: 18-julho 06
  • Interesses:Tecnologia, Design, Carros, Jogos, Conhecimento em geral

Postou 02 março 2007 - 11:13

Existem casos que a marca é tão forte que praticamente é associada ao produto em si...

exemplo: Bombril, um dia estava no mercado e ouvi uma moça perguntando a atendente: tem bombril assolan????...hehehehe....
Webly - Onde o aprender não é com professores e sim com amigos....
-------------------------|~|----------------------
Chaves - "Voce me chutou!"
Chiquinha - "Sim."
Chaves - "E na minha presença!?"
"Só me enganei uma vez: quando acreditei estar enganado!" (Professor Girafales)
-------------------------|~|----------------------
0

#4 Membro offline   ckav Ícone

• cadastre-se no fórum e participe^~
  • Ícone
  • Cadastrado: 08-setembro 06
  • Interesses:Design, Animação, Ilustração, Vetor, Criação, Cores, Flash, Action Script, notepad++, XHTML/CSS, Fireworks, Photoshop, Illustrator, InDesign, After effects, 3D, PHP, Web standards...

Postou 02 março 2007 - 01:09

muito bom...mas corrija o erro de certa forma grotesco que existe no texto:

LOGOS: em grego quer dizer conhecimento, e também palavra. TYPOS: quer dizer padrão e também grafia

SIMBOLO GRÁFICO: é o sinal a cujos conceitos se chega através de associações sucessivas. Há simbolos gráficos, como a cruz, a suástica, que remetem a uma série de significados.

Em Design Gráfico, simbolo e logotipo pertencem à mesma categoria e cumprem a mesma função através de possibilidades formais diferentes. O primeiro através de estruturas abstratas, pictogramas, ideogramas ou fonogramas. O segundo através de uma palavra a qual se confere tratamento gráfico especial, de maneira a tomá-la única entre tantas.

MARCA: é o nome da empresa ou do produto, a designação que define uma personalidade, um conjunto de ações de comunicação junto a públicos internos e externos. O simbolo e o logotipo são formas de grafar a marca, de torná-la visualmente tangivel.

ou seja, logomarca não existe..é errado!^~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"A cada pergunta idiota que eu faço e tenho a resposta, significa que estou um pouco menos idiota!!!"
Eu
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Leu? gostou? ajudou?! Então cadastre-se, comente, peça, poste, ajude, participe!!!
0

#5 Membro offline   Daniel Caliope Ícone

• www.twitter.com/dcaliope
  • Ícone
  • Grupo: Administradores
  • Cadastrado: 17-julho 06
  • Interesses:Web, Tecnologia e Gadgets.

Postou 02 março 2007 - 01:23

Tem marcas forte mesmo!
Gilete, Xerox, Bombril acho que essas são exemplos disso
Pois as pessoas confundem a marca com o produto!!
Por exemplo quem nunca foi tirar "xerox" de um documento? rsss
########### WEBLY ###########

» Engles eu não cei, mas porrtuguez eu çou fera.

Processador Phenom X4 9550 Quadcore (4 núcleos reais)
8 GB Memória RAM
1 TB HD Sata II
Mobo Asus M3A - Deluxe
Placa de Vídeo ATI HD 4870 512MB
0

#6 Membro offline   shumi Ícone

• Shumi

Postou 02 março 2007 - 01:46

Uma vez discutimos aqui na agência o que era marca, o que era logomarca, se existia ou não!
Bom depois de tanto pesquisar e conversar resolvemos AQUI NA AGÊNCIA que:

- Marca - todo o material de divulgação da empresa
- Logomarca - logo sem tipo, ou seja fonte
- Logo Tipo - Logo com fonte

Exemplos
- Marca - Toda a parte visual do iEvolution
- Logomarca - Aquela "amebazinha" do iEvolution
- Logo Tipo - O logo com o escrito "iEvoltuion"

Não sei se é a denominação correta, mas aqui na agência usamos isso!
VALEU A TODOS!!!
0

#7 Membro offline   ckav Ícone

• cadastre-se no fórum e participe^~
  • Ícone
  • Cadastrado: 08-setembro 06
  • Interesses:Design, Animação, Ilustração, Vetor, Criação, Cores, Flash, Action Script, notepad++, XHTML/CSS, Fireworks, Photoshop, Illustrator, InDesign, After effects, 3D, PHP, Web standards...

Postou 02 março 2007 - 01:55

pois é shumi...não está correto^^

A denominação q vcs deram pra logomarca é o q chamamos de simbolo gráfico, ou apenas símbolo. ^^

e logotipo é só o Tipo mesmo...sem o simbolo...^~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
"A cada pergunta idiota que eu faço e tenho a resposta, significa que estou um pouco menos idiota!!!"
Eu
Leu? gostou? ajudou?! Então cadastre-se, comente, peça, poste, ajude, participe!!!
0

#8 Membro offline   shumi Ícone

• Shumi

Postou 02 março 2007 - 02:07

um conteúdo muito bom: http://pt.wikipedia.org/wiki/Logomarca

Abraços
VALEU A TODOS!!!
0

#9 Membro offline   Daniel Caliope Ícone

• www.twitter.com/dcaliope
  • Ícone
  • Cadastrado: 17-julho 06
  • Interesses:Web, Tecnologia e Gadgets.

Postou 02 março 2007 - 02:08

Tb aprendi como o CKAV tá falando na faculdade...

Lembro-me que eram altas discussões sobre isso! Tinha gente que tava na facul só pelo diploma pois já trabalhava na area, dai a discussao era quente....rss!!
########### WEBLY ###########

» Engles eu não cei, mas porrtuguez eu çou fera.

Processador Phenom X4 9550 Quadcore (4 núcleos reais)
8 GB Memória RAM
1 TB HD Sata II
Mobo Asus M3A - Deluxe
Placa de Vídeo ATI HD 4870 512MB
0

#10 Membro offline   marcinha Ícone

• It's evolution, baby!
  • Ícone
  • Cadastrado: 13-julho 06
  • Interesses:iEvoluir ;)

Postou 02 março 2007 - 02:12

Ver postckav, em 02/03/2007 - 13:55, disse:

pois é shumi...não está correto^^

A denominação q vcs deram pra logomarca é o q chamamos de simbolo gráfico, ou apenas símbolo. ^^

Exatamente :)

Leiam aqui: http://forum.ievolut...?showtopic=1457
Webly, onde a internet é + humana.
Tá esperando o que pra se cadastrar e participar? =]

www.nerdsinlove.com.br
0

#11 Membro offline   Eduardo Dammroze Ícone

• Ícone
  • Grupo: Membros
  • Cadastrado: 11-dezembro 06
  • Interesses:Marketing <br />Design Gráfico<br />Publicidade e Propaganda

Postou 06 fevereiro 2008 - 09:01

Pessoal.

Aqui é Eduardo Dammroze, o autor deste artigo.
Quando escrevo para a WEB, não me apego a nomes técnicos.
Marca, Logomarca, logotipo etc são coisas que não fazem diferença para o empresário que busca, simplesmente resultados.
Obviamente que diversos conceitos podem ser discutidos, mas na prática, não é isso que importa, certo?
Por exemplo, o termo LOGOMARCA é rejeitado entre designers; mesmo assim eu o utilizo, pois o "mercado" de forma geral o utiliza.

Temos que falar uma linguagem que nosso público entenda, ok ?

Abraço a todos !!!

Eduardo Dammroze
www.flechabrasil.com.br
msn: eduardo_flechabrasil@hotmail.com
Eduardo Dammroze. FlechaBrasil. www.flechabrasil.com.br. (11) 4025-5158
0

Página 1 de 1

Resposta rápida

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)